Sobre

A RANGO VEGAN é uma iniciativa de caráter cooperativo e autônomo. Formada em 2006 por três mulheres que visavam, através de um trabalho em cooperação, a geração de renda vinculada a filosofia vegan, tendo uma prática cotidiana atrelada a novas relações de trabalho, autogestão e eco-feminismo.

Emergiu, antes de tudo, da necessidade de abrir espaço em um mercado de trabalho cada dia mais escasso, dominado por valores modernos cada vez mais excludentes. Surgiu, além disso, do desejo de trabalhar com algo digno e prazeroso: a alimentação vegana. Da necessidade ao desejo, formou-se a cooperativa.

Alinhada a preceitos éticos, ao longo dos anos se tornou sinônima de alimentação saudável e saborosa, sendo reconhecida nacionalmente pela busca incessante de construir na prática novas formas de se organizar, aliando uma gastronomia ética a uma postura inovadora.

Sabendo que tratar do bem-estar é tratar também de questões sócio-econômicas, a Rango Vegan sempre se preocupou com o quesito custo, adotando, como um de seus princípios, o comércio justo, desvinculando a idéia de pagar caro para poder comer bem.

Colocando em prática suas idéias e ideais, começou suas atividades com um carrinho de lanches, fazendo circular pelas ruas da cidade de Salvador mais do que alimentação vegana saudável, mas também, antes de tudo, acessibilidade. Uma fórmula que funcionou por cerca de dois anos.

Neste período, acirraram-se os laços com a filosofia da Economia Solidária, culminando com o apoio e a assessoria do BanSol (uma associação estudantil de fomento a EcoSol).

Já em 2009, buscando dar passos maiores, partiram para uma profissionalização ainda mais consistente, montando-se uma cozinha de produção. Desde então, além dos já conhecidos salgados, doces, tortas e pães, a Cooperativa passou a fornecer Marmitas Delivery, até então uma novidade na cidade, tornando ainda mais acessível a alimentação vegana.

Não contente em ater-se apenas a questões culinárias, muitas outras atividades educativas e culturais foram executadas ao longo desses anos, a exemplo dos festivais de pizza, exposições fotográficas, apresentações culturais, sem deixar faltar, claramente, as várias aulas de culinária, compartilhando conhecimentos dentro e fora da cozinha.

Nesses quase cinco anos, a Rango Vegan vem trabalhando numa perspectiva de melhorar e desenvolver a realidade a sua volta, pensando em um mundo sustentável e socialmente justo.

Tem sido duro, mas ainda assim muito saboroso!

%d blogueiros gostam disto: